Agência Panafricana de Notícias

FMI mantém apoio à Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai prosseguir o seu apoio à Mauritânia, garantiu uma missão da instituição financeira liderada por Mercedes Vera Martin, que esteve de 26 de janeiro a 10 de fevereiro corrente em Nouakchott, a capital.

Este compromisso do FMI constitui uma satisfação atribuída às autoridades da Mauritânia no termo dum programa da Facilidade Alargada de Crédito (FAC) executado de 2010 a 2013 e que permitiu ao país realizar progressos no alcance da estabilidade macroeconómica.

Durante a sua estada, a missão do FMI encontrou-se com as autoridades governamentais, com os banqueiros e com diversos operadores do setor privado, bem como com representantes da sociedade civil e de doadores.

Ela constatou que os desempenhos da economia mauritana em 2013 continuaram sólidos, estimulados por um relançamento das atividades mineiras e agrícolas, associado a uma inflação controlada em harmonia com a diminuição dos preços dos produtos importados.

Também os amortecedores orçamentais externos continuaram a melhorar e a política fiscal permaneceu prudente.

Assim, as autoridades deram passos em frente na consolidação da estabilidade macroeconómica, executando uma agenda exaustiva de reformas estruturais a médio prazo a fim de melhorar a governação e apoiar um crescimento inclusivo.

A missão notou a vontade de melhorar ao mesmo tempo a transparência da governação no setor público e o clima dos negócios com vista a «desenvolver o setor privado através de reformas cruciais para a diversificação da economia ».

O FMI vai continuar as discussões com as autoridades com vista à assinatura dum novo programa de assistência, após a instalação dum novo Governo esperado há mais de 10 dias.

A título da FAC, a Mauritânia beneficiou duma soma global de 118 milhões de dólares americanos num período de três anos.

-0- PANA SAS/JSG/FK/IZ 11fev2014