Agência Panafricana de Notícias

FMI empresta $ 500 milhões ao Zimbabwe

Harare- Zimbabwe (PANA) -- O Zimbabwe anunciou sexta-feira que o Fundo Monetário Internacional (FMI) retomou os seus empréstimos a seu favor, após 10 anos de suspensão, ao conceder 500 milhões de dólares americanos para ajudar o país a ultrapassar os efeitos da crise financeira mundial.
O governador do Banco Central do Zimbabwe, Gideon Gono, afirmou que o FMI já desembolsou 400 milhões de dólares americanos desta facilidade de empréstimo e que o resto é esperado na próxima semana.
O FMI pôs termo ao seu apoio financeiro ao Zimbabwe em 1999, invocando os pagamentos em atraso e o endividamento do país.
As grandes potências ocidentais, lideradas pelos Estados Unidos e pela Grã-Bretanha, obrigaram igualmente o FMI a suspender o seu apoio financeiro ao Zimbabwe devido à controversa política de reforma agrária realizada pelo Governo.
Gono declarou que no termo duma série de reuniões com responsáveis do FMI, a instituição aceitou retomar a sua ajuda ao Zimbabwe.
"Mantivemos discussões delicadas e permanentes com as equipas técnicas do FMI nos últimos dias e estou feliz de dizer agora que alcançamos um resultado", disse o governador do Banco Central do Zimbabwe.