FMI desembolsa mais de $ 27 milhões para facilitar créditos no Mali
Bamako, Mali (PANA) – O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou, sexta-feira última, um desembolso de 27 milhões 630 mil dólares americanos, a favor do Mali, no quadro dum acordo a título da Facilidade Alargada de Crédito (FAC), anuncia a instituição de Bretton Woods, num comunicado de imprensa transmitido à PANA.
Este apoio eleva a quase 55 milhões 260 mil dólares americanos o total das intervenções financeiras, a título deste acordo trienal, aprovado a 28 de agosto de 2019, no valor de quase 193 milhões 500 mil dólares americanos, ou seja 75 por cento da quota-parte do Mali no FMI.
A FAC, uma ajuda financeira aos países confrontados com dificuldades prolongadas da balança de pagamentos, tem por finalidade restabelecer a estabilidade e viabilidade macroeconómicas, ao favorecer um crescimento vigoroso, sustentável e a redução da pobreza, refere-se.
Ao validar este desembolso financeiro, que conclui a primeira revista dos resultados obtidos pelo Mali no quadro da FAC, a instância dirigente do Fundo encoraja os esforços de melhoramento em matéria de governação e mobilização dos recursos internos, explica o FMI.
O crescimento do Mali deverá estabilizar-se em cinco por cento a médio prazo”, afirmou o FMI.
Alertou que os riscos de revisão em baixa são elevados, devido ao contexto de segurança do país.
Afirmou que o quadro orçamental de 2020 prevê um equilíbrio apropriado entre as despesas necessárias e os recursos disponíveis, graças à flexibilidade do objetivo global de três para 3,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).
Enquanto isto, a prioridade imediata do Mali é salvaguardar as despesas sociais e de desenvolvimento face à urgência dos gastos de segurança, recomenda o FMI, considerando que as reformas para o aumento das receitas continuam a ser essenciais para financiar as despesas favoráveis ao crescimento.
-0- PANA GT/JSG/FK/DD 14jan2020