Agência Panafricana de Notícias

FMI considera situação económica da Tunísia modesta

Túnis, Tunísia (PANA) - A situação económica da Tunísia continua frágil devido a um crescimento fraco que não atingiu uma taxa que permita mudanças sensíveis, nomeadamente relativas ao desemprego, confirmou o Fundo Monetária Internacional (FMI) num comunicado publicado sexta-feira.

O FMI revelou que a inflação na Tunísia atingiu 5,7 porcento no fim do mês de junho, principalmente sob o efeito do aumento dos géneros alimentícios, contra 5 porcento em março do ano em curso.

Os desequilíbrios externos agudizaram-se, causando tensões nas reservas internacionais brutas e a taxa de câmbio do dinar continua a baixar, nota ainda o comunicado do FMI que prevê uma taxa de crescimento do país de 2,8 porcento em 2014, o bom desempenho da agricultura contribuindo para compensar uma atividade mais fraca que prevista no setor turístico.

O FMI saudou a decisão do Banco Central da Tunísia de aumentar a taxa diretora, tendo em conta eventuais tensões inflacionistas podendo decorrer dos recentes aumentos do salário mínimo e da depreciação da taxa de câmbio.

-0- PANA AD/IN/BEH/IBA/MAR/TON 18julho2014