Washington, Estados Unidos (PANA) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou uma segunda parcela de seis meses de alívio do serviço da dívida do Mali, ao abrigo do Fundo Fiduciário para Contenção e Atenuação dos efeitos de Catástrofes (DCRT).
Um comunicado de imprensa do FMI, disponibilizado á PANA sábado, em Washington, diz que esta aprovação segue-se à primeira parcela de seis meses aprovada a 13 de abril de 2020, para permitir o desembolso de subvenções da CCRT para o pagamento do serviço da dívida elegível do FMI, de 14 de outubro de 2020 a 13 de abril de 2021, e estimada em 10,59 milhões de dólares americanos.
De acordo com a declaração, o alívio do serviço da dívida libertará recursos financeiros para continuar a reforçar a capacidade de cuidados de saúde do país e abordar os impactos sociais e económicos da pandemia da covid-19.
Esta aprovação complementa uma lista anterior de 28 países de baixos rendimentos que receberam, em 02 de outubro de 2020, a segunda parcela semestral de alívio do serviço da dívida ao abrigo do CCRT.
A aprovação do Mali foi adiada devido ao golpe de Estado de 18 de agosto de 2020 e ao tempo necessário para formar o governo de transição, acrescentou a nota do FMI.
-0- PANA AR/VAO/BAI/IS DIM/IZ 01nov2020