Agência Panafricana de Notícias

FMI concede $ 28 milhões à Guiné

Conakry, Guiné (PANA) – O Conselho de Administração do Fundo Monetário Internacional (FMI) desembolsou à Guiné 28 milhões de dólares americanos sob forma de doação, anunciou o representante da instituição financeira em Conakry, Abdoul Aziz Wane.

O Conselho de Administração do FMI decidiu, sexta-feira última, proceder brevemente ao desembolso desta soma destinada a encorajar « os esforços e os atos positivos » realizados pelos poderes públicos no quadro do programa da Facilidade Alargada de Crédito (FEC) executada desde 2012.

Wane precisou que, no quadro do programa FEC, o FMI já desembolsou um total de 118 milhões de dólares americanos.

O ministro de Estado da Economia e Finanças, Mohamed Diaré, explicou que o FMI concedeu 28 milhões de dólares americanos na sequência da conclusão de duas revisões realizadas no quadro do programa FEC, enquanto se aguarda pela concretização de três outras em curso.

« O Governo comprometeu-se a continuar os seus esforços com vista a aumentar as suas receitas e executar vários programas e projetos (…) », sublinhou o governante guineense, precisando que a soma concedida sevirá para apoiar a balança de pagamentos com vista a fazer face aos choques exógenos.

Diaré prometeu que « doravante todas as revisões serão coroadas de êxito » graças a tomada de consciência dos poderes públicos face aos desafios do desenvolvimento económico.

O FMI, que prevê um crescimento de 4,5 porcento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014 contra cerca de três porcento em 2013, exortou o Governo a acelerar as reformas e a facilitar a diversificação dos investimentos no setor mineiro.

-0- PANA AC/IS/FK/TON 18fev2014