Agência Panafricana de Notícias

FMI concede $ 17,1 milhões à Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou um desembolso de 17,1 milhões de dólares americanos a favor da Mauritânia, no quadro da implementação de um programa da Facilidade Alargada de Crédito (FEC), anuncia um comunicado recebido quarta-feira pela PANA.

O novo desembolso foi consentido no termo da terceira revista dos resultados ligados à implmentação do FEC e eleva o total dos fundos concedidos para 68,4 milhões de dólares americanos, precisa o comunicado.

Segundo a nota, a Mauritânia continua a ter bons resultados macroeconómicos, apesar da alta dos preços internacionais do petróleo, dos produtos alimentares e duma grave seca.

O comunicado congratula-se que face a esta conjuntura a atividade económica tenha resistido, com um controlo da inflação, uma melhoria dos saldos orçamentais e externos, levando ao aumento das reservas e à baixa sem precedente dos empréstimos públicos.

No entanto, apesar desta contatação positiva, grandes desafios continuam por resolver para o ano de 2012, sublinha o comunicado, estimando que a continuação do saneamento das finanças públicas permance necessária para atenuar os fatores de vulnerabilidade e manter a estabilidade macroeconómica.

-0- PANA SAS/JSG/CJB/TON 14dez2011