Agência Panafricana de Notícias

FMI autoriza desembolso de $ 6,5 milhões para Serra Leoa

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Escritório Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou terça-feira os resultados da quarta revisão dos desempenhos económicos da Serra Leoa que autoriza o desembolso a favor deste último de cerca de 6,9 milhões de dólares americanos.

Este desembolso eleva o total das concessões para cerca de 34,4 milhões de dólares americanos, no quadro do programa apoiado pela Facilidade de Crédito Reforçada (ECF) cuja disposição trianual para a Serra Leoa foi aprovada a 4 de junho de 2010.

"As perspetivas a médio prazo são favoráveis, graças a uma perspetiva de alta do ferro que deverá estimular o crescimento", indica um comunicado do FMI, que dá conta, por outro lado, de uma perspetiva exposta a riscos de recuo decorrentes essencialmente da incerteza do ambiente mundial.

Para remediar o atraso fiscal surgido em 2011, as autoridades serraleonesas tomaram medidas corretivas, com a criação de um Comité de Gestão de Alto nível da Tesouraria e com a preparação de balanços mensais sobre o fluxo de tesouraria, para melhorar a gestão fiscal e reforçar a coordenação entre as políticas monetária e fiscal.

-0- PANA AA/SEG/NFB/SSB/IBA/CJB/IZ 18set2012