Agência Panafricana de Notícias

FMI aprova desembolso de $ 16,8 milhões a favor da Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou um desembolso de 16,8 milhões de dólares americanos a favor da Mauritânia no âmbito do programa apoiado por um acordo trienal a título da Facilidade Alargada de Crédito (FEC)-2010/2013, anunciou a instituição num comunicado divulgado quinta-feira em Nouakchott.

Este montante eleva o total dos desembolsos a título do referido acordo para 55,22 milhões de dólares americanos do total previsto de 83,89 milhões de dólares americanos.

A nova medida do Conselho de Administração do FMI surge no termo da quarta revisão dos resultados económicos do país analisados no âmbito da execução do programa.

"Em 2011, a Mauritânia registou sólidos resultados no quadro do programa apoiado pelo FEC. A implementação de políticas sãs contribuiu para a constituição de importantes margens de manobras orçamentais e externas, que ajudaram a economia a enfrentar a grave seca, o abrandamento da procura externa, o aumento dos preços internacionais dos produtos energéticos e alimentares», sublinha o comunicado.

Os progressos «foram todavia circunscritos à luta contra o desemprego e a pobreza, e a economia continua vulnerável aos choques exógenos devido à sua dependência das exportações de produtos básicos».

-0- PANA SAS/AAS/CJB/IZ 06jul2012