Libreville, Gabão (PANA) – O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou um desembolso financeiro de 74 mil milhões de francos CFA (123 milhões 500 mil dólares americanos) a favor do Gabão para a execução do Plano de Relançamento Económico (PRE), soube a PANA de fonte segura em Libreville.
O Conselho de Administração do FMI concluiu, segunda-feira, as quarta e quinta revistas (avaliações) do programa económico do Gabão, apoiado por um acordo alargado a título do Mecanismo de Crédito (MEDC).
O total dos desembolsos financeiros efetuados é de 518 milhões 500 mil dólares americanos, no âmbito do acordo concluído entre o Gabão e a instituição financeira.
Este convénio alargado trienal, apoiado pelo FMI a favor do Gabão, foi aprovado a 19 de junho de 2017 pelo Conselho de Administração, para uma soma total equivalente a quase 642 milhões de dólares americanos na data da aprovação, ou seja 215 por cento da quota-parte do Gabão.
O programa das reformas económicas do Governo gabonês tem por objetivo restabelecer a estabilidade macroeconómica e lançar bases de um crescimento inclusivo.
Ele visa igualmente, segundo autoridades gabonesas, contribuir para a estabilidade externa da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC).
-0- PANA LAW/IS/FK/DD 18dez2019