FMI anuncia financiamento de $ 22,2 milhões à Mauritânia
Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Governo mauritano vai beneficiar de um quinto financiamento de 22 milhões e 200 mil dólares americanos, do Fundo Monetário Internacional (FMI), a ser aprovado pelo seu Conselho de Administração, em dezembro próximo, revela o site oficial da instituição visitado segunda-feira pela PANA.
O anúncio foi feito no termo de uma missão do FMI, na capital mauritana, Nouakchott, dirigida por Eric Mottu, de 26 de setembro a 09 de outubro.
A missão visou discutir sobre a quarta revisão do Programa Económico e Financeiro apoiado por um mecanismo trienal a título da Facilidade Alargada de Crédito (FEC) do FMI, aprovado em dezembro de 2017, no valor de 158 milhões e 64 mil dólares americanos.
A missão do FMI constatou que a aplicação do Programa Económico e Financeiro "foi boa", e que o crescimento se acelerou, atingindo 6,9 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, por impulso dos setores extrativo e não extrativo, enquanto a estabilidade macroeconómica foi mantida manteve e a viabilidade da dívida reforçada.
As reservas em divisas do Banco Central atingiram um bilião e 42 milhões de dólares americanos, ou mais de cinco meses de importações dos setores não extrativos, uma subida em relação a 2018 (918 milhões de dólares americanos).
A execução do orçamento produziu um excedente considerável, em finais de agosto, e, por conseguinte, a dívida externa pública deverá baixar 66 por cento do PIB, em finais de 2019, contra 69 por cento em finais do ano passado.
As políticas económicas controladas deverão continuar, tomando melhor conta das necessidades sociais, estima a missão do FMI.
-0- PANA SAS/IS/MAR/IZ 15out2019