Agência Panafricana de Notícias

FMI anuncia crescimento de 6 porcento em 2012 na África Subsariana

Dakar, Senegal (PANA) – A África Subsariana deverá registar em média um crescimento de 5,5 porcento este ano e de seis por cento em 2012, indica um relatório divulgado quarta-feira pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre as “Perspetivas Económicas Regionais”.

Segundo o relatório, a retoma está no bom caminho na África Subsariana e o crescimento económico encontrou um ritmo bastante próximo dos elevados níveis registados no meio da última década, após o decréscimo provocado pela crise, enquanto se constata algumas diferenças entre grupos de países.

"Se a maioria dos 29 países de fraco rendimento e os sete países exportadores de petróleo da região já encontraram a sua taxa de crescimento antes da crise, o quadro é menos favorável nos países de rendimento intermédio da região, um grupo dominado pela África do Sul e onde a recuperação económica é mais lenta", nota o relatório.

Contudo, precisa o documento, este panorama geralmente positivo não deve fazer esquecer os efeitos persistentes das perturbações provocadas pela crise financeira mundial.

O FMI sublinha que a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) relativos à redução da pobreza atrasou-se na região devido à diminuição dos rendimentos salariais (depois nomeadamente da destruição de um milhão de empregos na África do Sul) e o aumento dos preços de bens alimentares e da energia em 2008.

-0- PANA COU/JSG/MAR/IZ 05maio2011