Agência Panafricana de Notícias

FMI alerta para queda de cobranças de receitas fiscais em São Tomé e Príncipe

 

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O nível de cobranças de receitas fiscais estão abaixo da média, o que implicará um aumento das dívidas do Estado, alerta o Fundo Monetário internacional (FMI).

O alerta foi dado segunda-feira última por uma missão do FMI, quando avaliava a situação macroeconómica e financeira de São Tomé e Príncipe, dando uma nota negativa ao Governo de Jorge Bom Jesus.

Liu Xaimimgui, chefe da equipa, revelou que “é necessário aumentar a coleta fiscal porque ela esta muito abaixo da meta estabelecida".

A seu ver, isto fez com que o Governo não conseguisse pagar a certos fornecedores, nomeadamente a CST (Companhia São-tomense de Telecomunicações) e a EMAE (Empresa de Agua e Eletricidade).

“A situação atual apresenta muitos desafios”, apontou Liu.

Para fomentar o crescimento robusto, o Governo, por sua vez, anunciou que, em março de 2020, entra em vigor o IVA (Imposto sobre Valor Acrescentado).

Ao mesmo tempo, prometeu isentar deste mesmo imposto a cesta básica.

Observações do FMI surgem numa altura em que o Governo se prepara para apresentar um Orçamento Geral do Estado para o ano Economico de 2020.

-0- PANA RMG/DD 13novembro2019