Agência Panafricana de Notícias

FIFA rejeita limite de idade como critério para eleição

Nairobi, Quénia (PANA) - A Federação Internacional de Futebol (FIFA) votou contra a introdução de limites de idade e de mandatos para os seus dirigentes durante o seu congresso, quarta-feira no Brasil, numa altura em que Sepp Blatter criticou as tentativas de o isolar da presidência da instância reitora da modalidade no mundo.

O referendo relativamente ao limite de idade e de mandatos - uma das reformas enumeradas pelo antigo presidente do comité de governação independente da FIFA, Mark Pieth - requer uma maioria para fazer avançar as propostas no congresso da FIFA do próximo ano em que elas necessitam do apoio de 75 porcento dos membros para ser adotadas.

Com as propostas rejeitadas, a posição de Blatter, 78 anos de idade, é reforçada e o dirigente suíço evocou quarta-feira a sua missão incompleta na presidência da FIFA, embora ele tenha confirmado a sua intenção de se candidatar para um outro mandato em 2015.

Terça-feira, as associações nacionais da Inglaterra e dos Países Baixos estavam entre as que defenderam que Blatter deve continuar como Presidente.

Sepp Blatter, que declarou inicialmente que o seu mandato atual de quatro anos será o último, indicou que a aparente revolta europeia contra o seu projeto de candidatura "era a coisa mais desrespeitosa que vi na minha vida".


-0- PANA DJ/VAO/MTA/TBM/MAR/TON 12junho2014