Zurique, Suíça (PANA) - A Federação Mundial de Futebol (FIFA) afirma ter recebido 441 pedidos de assistência financeira de jogadores.
No total, 441 candidaturas foram confirmadas até ao momento pelo Fundo de Jogadores de Futebol da FIFA (FFP, sigla em inglês), vocacionado para a ajudar jogadores que reclamam por salários não pagos aos seus respetivos clubes.
Oitenta e nove por cento dos que se candidataram à assistência são jogadores de clubes europeus, sendo os restantes 11 por cento de outras regiões do mundo.
A FIFA indicou, no seu site, que as candidaturas só são válidas até ao final de junho corrente, através da Federação Internacional de Jogadores (FIFPRO, sigla em inglês).
Declarou ter reservado 16 milhões de dólares americanos, até 2022, dos quais três milhões para 2020, além de cinco milhões de dólares americanos destinados ao reembolso aos jogadores que perderam o seu dinheiro entre julho de 2015 e finais de junho corrente.
Disponibilizados em fevereiro último, antes da pandemia do coronavírus, os fundos em apreço têm como finalidade ajudar os jogadores dos clubes que faliram e não podem pagar salários antes da reforma, e evitar que antigos empregados retirem suas contribuições.
-0- PANA VAO/ASA/TBM/DIM/DD 15junho2020