Dakar, Senegal (PANA) - O próximo Mundial de futebol previsto para 2022, no Qatar, poderá ser disputado por 48 equipas em vez de 32, conforme uma recomendação do Conselho da Federação Internacional de Futebol (FIFA), reunido sexta-feira, em Miami, na Flórida (Estados Unidos).
Mas a decisão final só será tomada, em junho próximo, no congresso que será realizado, em Paris, França.
Se ratificada, esta medida aumentará também o número de equipas africanas no Mundial das atuais cinco para nove ou 10, elevando assim os jogos da fase final de 64 para 80.
Este formato expandido da competição foi originalmente planificado para o Mundial de 2026, a disputar-se na América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México).
Ao adotá-lo já para a próxima edição, a FIFA pretende, segundo o seu presidente, Gianni Infantino, "continuar a desenvolver o futebol e melhorar a qualidade do jogo".
Na mesma sexta-feira, o Conselho da FIFA anunciou o lançamento, a partir de 2021, de um Mundial de clubes alargado para 24 equipas, no lugar da atual Taça das Confederações.
De acordo com Infantino, esta novidade "terá um fantástico impacto nos clubes de futebol em todo o Mundo".
Esta opinião não é partilhada por alguns grandes clubes europeus que sempre se opuseram ao projeto e já anunciaram que boicotariam esta competição se ela fosse lançada.
-0- PANA BKN/IS/DIM/IZ 17março2019