Agência Panafricana de Notícias

FIFA prepara plano de desenvolvimento para futebol feminino santomense

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - A Federação Internacional de Futebol (FIFA) prometeu executar, em 2014, um plano estratégico para o desenvolvimento do futebol feminino em São Tomé e Príncipe cujo campeonato nacional arranca este fim de semana, na sua XI edição, com 10 equipas, apurou a PANA sexta-feira em São Tomé.

A elaboração do plano estratégico para o desenvolvimento do futebol feminino santomense foi recomendada pela consultora e instrutora da FIFA, Biatrice Siebenthal, que cumpriu uma missão de uma semana no arquipélago para se inteirar da realidade do desporto rei no país.

“É um plano que seria bom que a direção começasse já a trabalhar (nele) a curto, médio e longo prazos (...) mas será um programa original santomense”, declarou Siebenthal que se reuniu com dirigentes da Federação Santomense de Futebol (FSF), entre outras atividades.

Na observação que fez dos jovens talentos do arquipélago, a consultora da FIFA disse ter gostado da atitude das jogadoras em campo, nomeadamente no jogo entre Correia e Trindade realizado quinta-feira no Estádio nacional 12 de julho.

Ela prometeu incluir no seu relatório final a necessidade de a FIFA apoiar os clubes santomenses de futebol feminino com materiais desportivos e investir nas jogadoras.

De acordo com os dirigentes desportivos santomenses, 15 porcento dos 250 mil dólares americanos que a FIFA desbloqueia anualmente para a Federação Santomense vão a amortização a dívida herdada da anterior direção da Federação, pelo que os clubes devem arcar com as despesas da realização desta XI edição do campeonato.

“Nós pedimos um esforço aos responsáveis das equipas para que este campeonato chegue ao fim porque quem não arrisca não petisca", encorajou a este propósito o vice-presidente da Federação Santomense de Futebol, Bartolomeu Pessoa.

-0- PANA RMG/IZ 22nov2013