FIFA multa Federação Gambiana de Futebol em 10 mil francos suíços
Banjul, Gâmbia (PANA) - A entidade máxima do futebol mundial, a FIFA, multou a Federação Gambiana de Futebol em 10 mil francos suíços pela "má conduta e comportamento infeliz" dos adeptos gambianos, durante a partida preliminar das eliminatórias para o Mundial 2022, a 6 de setembro de 2019, na Gâmbia.
Segundo a FIFA, esta sanção justifica-se pelo "comportamento desrespeitoso e ilegal" dos adeptos gambianos após o jogo, o que levou a entidade reitora do futebol mundial a impor sanções pela violação, pelos adeptos da equipa anfitriã, das disposições da instituição mundial relativas ao código de conduta em matéria de ordem e segurança dos jogos.
Reagindo à sanção imposta pela FIFA, a Federação Gambiana de Futebol (FGF) disse lamentar que tal comportamento persista entre os adeptos gambianos e expressou preocupação com este problema como "fonte de inquietação para o futebol nacional".
A Federação Gambiana de Futebol recordou igualmente ao público que esta é a mais recente multa, entre muitas outras, que foi imposta a uma seleção nacional de futebol, apenas devido à má conduta dos adeptos da seleção nacional.
Esta situação, segundo a entidade gestora do futebol gambiano, "não pode continuar" e exige o empenho de todos no combate ao crime nos estádios e uma conduta deplorável que contrária às normas e leis do futebol.
"Enquanto saudamos os nossos adeptos, o seu forte e inabalável compromisso com a seleção nacional de futebol, também exortamos que se afastem de certas atitudes que podem comprometer o futebol gambiano e dificultar os nossos esforços, visando desenvolver a prática do futebol no país", concluiu a Federação.
-0- PANA MSS/VAO/BAI/DIM/IZ 08out2019