FIFA muda datas do Mundial de Clubes de 2021
Dakar, Senegal (PANA) - A FIFA decidiu fixar “novas datas” para a organização do Mundial de Clubes, tendo em conta "as circunstâncias excecionais engendradas” no Mundo inteiro pela pandemia do coronavírus.
Esta competição estava prevista para decorrer sob um novo formato e foi programada para junho e julho de 2021, mas a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e a UEFA decidiu manter as suas competições respetivas a nível das Nações, a Copa America e o Euro, no mesmo período (11 de junho a 11 de julho de 2021).
E estando envolvidas as duas confederações economicamente muito poderosas, a FIFA reexaminou os seus planos.
Segundo um comunicado da FIFA, os membros do seu gabinete executivo decidiram por unanimidade tomar conta da programação da Copa América e do Euro.
Igualmente, a FIFA tenciona instaurar um grupo de trabalho, de comum acordo com as confederações, para avaliar “as consequências do coronavírus”, e procurar encontrar “soluções adequadas à escala mundial para as competições em todos os níveis, tendo em conta as necessidades das partes interessadas, dando prioridade absoluta à saúde de todos os participantes”.
Além disso, a FIFA decidiu o pagamento de uma subvenção de 10 milhões de dólares americanos ao fundo de resposta solidária da Organização Mundial da Sáude, para apoiar a luta contra o coronavírus.
Há alguns meses, a FIFA decidiu fazer jogar o seu Mundial de clubes na nova fórmula em junho-julho de 2021, no mesmo período em que a Confederação Africana de Futebol (CAF) previa o seu CAN nos Camarões.
Alegando condições climáticas desfavoráveis no futuro país de acolhimento deste CAN 2021, a instância do futebol africano mudou as suas datas, antecipando a competição para janeiro a fevereiro de 2021.
-0- PANA BKN/BEH/SOC/MAR/IZ 24março