FIFA lança maior formato do Mundial de clubes
Dakar, Senegal (PANA) - A FIFA decidiu lançar, em 2021, uma nova fórmula do Mundial de clubes que consistirá em 24 equipas em vez das atuais sete.
Esta primeira edição reunirá oito seleções europeias, seis sul-americanas, três representantes de África, tantos para a América Central e do Norte e para a Ásia, enquanto a Oceania terá apenas um clube.
Essa reforma, lançada pelo presidente da FIFA (Federação Internacional de Futebol), Gianni Infantino, já foi qualificada como uma "decisão histórica", principalmente porque a organização da primeira edição foi atribuída à China.
Essa é uma maneira de a entidade máxima do futebol mundial saudar o peso cada vez maior do gigante asiático no domínio do futebol.
Agora a grande preocupação é saber onde colocar essa competição num calendário internacional já muito carregado.
Ainda não foi fixada nenhuma data, mas a FIFA parece estar inclinada para meados de junho a meados de julho, o que coincidiria com o próximo Campeonato de África das Nações, programado para os Camarões.
A confirmar-se, a Confederação Africana de Futebol (CAF), que havia concordado em transferir a sua maior prova de janeiro-fevereiro para junho-julho deste ano, no Egito, terá que mudar novamente a sua programação.
Alternativamente, a FIFA terá de encontrar um período que não prejudique nem o CAN nem os grandes clubes europeus, principais empregadores de jogadores africanos, que conseguiram fazer deslocar a principal competição desportiva no continente africano do inverno ao verão.
-0- PANA BKN/DIM/IZ 25out2019