FIFA "favorece" África do Sul para dirigir CAF
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - A FIFA pediu aos três candidatos para apoiar o bilionário sul-africano Patrice Motsepe nas eleições presidenciais da Confederação Africana de Futebol (CAF), este mês.
No mês passado, Motsepe revelou, em Joanesburgo, um plano de ação de 10 pontos que visa orientar o organismo de futebol do continente para o futuro.
Ele é apoiado pelo presidente da Federação de Futebol da África do Sul, Danny Jordan, pelo presidente da Premier Soccer League, Irvin Khoza, pelo diretor da Federação Nigeriana, Amaju Pinnick, e pelo proprietário do TP Mazembe, Moise Katumbi.
O anterior titular, Ahmad Ahmad, foi abalado por uma interdição por ter quebrado as regras da FIFA, mas obteve o levantamento desta interdição pelo Tribunal Arbitral dos Desportos.
De acordo com relatórios não confirmados, Augustin Senghor do Senegal e Ahmed Yahya da Mauritânia encaram apoiar Motsepe na esperança de assegurar os cargos de vice-presidentes.
As eleições do presidente da CAF estão marcadas para Rabat, em Marrocos, a 12 de março.
Motsepe é o fundador e presidente executivo da African Rainbow Minerals, que tem interesses no ouro, metais ferrosos, metais básicos e platina.
Faz parte do conselho de administração de várias empresas, principalmente como presidente não executivo da Harmony Gold, a 12ª maior empresa de mineração de ouro do mundo.
Em 2012, Motsepe foi eleito o homem mais rico da África do Sul, com uma fortuna estimada em um bilião de dólares americanos, cifra que agora aumentou para 2,1 biliões.
Em 2003, ele tornou-se proprietário do clube de futebol de Pretória, o Mamelodi Sundowns, e no mês passado confirmou a sua intenção de assegurar o cargo de administrador desportivo mais importante de África.
-0- PANA CU/RA/MTA/IS/MAR/IZ 03março2021