FIFA e CAF formam árbitros em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – Instrutores da Federação Internaciinal de Futebol (FIFA) e da Confederação Africana de Futebol (CAF), respetivamente Malang Diedhiou e Athanase Nkubito, iniciaram, segunda-feira, na cidade da Praia, uma formação destinada a reforçar competências dos árbitros cabo-verdianos, apurou a PANA de fonte segura.
Promovida pela Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), a formação, com duração de cinco dias, incide tanto na parte teórica com na parte prática, no campo anexo do Centro de Estágio da FCF.
Em declaração à Agencia Cabo-verdiana de Noticias (Inforpress), o chefe do departamento da arbitragem da FCF, Álvaro Cardoso, revelou que esta formação conta com a participação de árbitros de todas as ilhas do arquipélago.
“Sabemos que as leis do jogo sofrem alterações todos os anos”, acrescentou, mostrando-se ciente de que, a partir da próxima época, certamente, com esta mais-valia, o país vai melhorar a nível da arbitragem.
“Trouxemos os representantes de todas as ilhas com o objetivo de transmitirmos o conhecimento e depois passarmos0 as informações adquiridas na formação para a comunidade local, de modo a ter todos os árbitros do país ao mesmo nível”, disse Cardoso.
De acordo com a mesma fonte, trata-se de um programa da FIFA, uma vez que o mesmo disponibiliza sempre à FCF orçamento para o efeito, sendo que uma parte do financiamento é destinada à formação em arbitragem.
No decurso deste ano, já foram selecionadas três formações, designadamente para observadores de árbitro, árbitro de elite e para instrutores de árbitros, segundo a mesma fonte.
-0- PANA CS/DD 23nov2021