Libreville, Gabão (PANA) – O Presidente da Federação Internacional de Futebol Associação (FIFA), Gianni Infantino, desejou a retomada rápida do campeonato nacional de futebol de Primeira Divisão no Gabão.
Infantino expressou este desejo durante uma audiência, quinta-feira última em Libreville, que lhe concedeu o Presidente gabonês, Ali Bongo Ondimba.
A visita de Infantino enquadra-se, segundo a Federação Gabonesa de Futebol (FEGAFOOT), no reforço da cooperação entre o Gabão e a FIFA.
Durante as suas discussões, Infantino frisou que "é irrelevante que se tenha edifícios e terrenos se não se joga futebol. Cabe aos dirigentes gaboneses, nomeadamente desportivos e políticos, mobilizarem-se para organizar e dar ao povo gabonês um verdadeiro campeonato, porque o merece.”
Em digressão africana desde a 23 de novembro, o patrão da FIFA discutiu projetos relativos ao relançamento do futebol africano, nomeadamente a profissionalização dos árbitros e o financiamento de um bilião de euros pela FIFA para a construção dos estádios de alto prestígio em todos os países africanos e a criação duma Liga Áfricana dos Clubes.
-0- PANA LAW/TBM/MAR/DD 13dez2019