Agência Panafricana de Notícias

FIFA avalia ameaças terroristas contra Mundial 2010 na África do Sul

Cidade de Cabo- África do Sul (PANA) -- A Federação Internacional de Futebol (FIFA) abordou quinta-feira os problemas de segurança da organização do Mundial de 2010, na África do Sul, precisando que nenhuma ameaça terrorista escapou ao controlo dos serviços de informação que trabalham em colaboração com a instância dirigente do futebol mundial.
"Até agora, não recebemos informação sobre uma qualquer ameaça que pese sobre o Mundial", indicou o secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke.
"Trabalhamos muito bem com a Interpol (Organização Internacional da Polícia Criminal) e as Polícias de cada um dos 32 países qualificados, para garantir a segurança do evento", indicou num briefing com a imprensa em Joanesburgo.
Na mesma altura, a Polícia sul-africana estava reunida com as suas congéneres da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), quinta-feira, em Maputo (Moçambique) para discutir problemas de segurança ligados à organização do Mundial de 2010.
A reunião de dois dias abrangia as características do crime na região bem como a cooperação regional.
Recentemente, circularam informações de que um elemento da rede terrorista internacional Al Qaeda detido no Iraque, há duas semanas, preparava um ataque contra o torneio na África do Sul.
Esta presumível conspiração visava alegadamente sancionar a Dinamarca pela publicação das imagens do Profeta Maomé, há dois anos, por um caricaturista dinamarquês.
Contudo, a vaga de ataques perpetrados contra turistas no vizinho Zimbabwe que ainda não se libertou de várias décadas de conflito civil constitui um assunto de preocupação.