Agência Panafricana de Notícias

FIFA adverte Governo sul-africano de ingerência no futebol

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – A Federação Internacional de Futebol (FIFA) advertiu as autoridades sul-africanas de qualquer ingerência na gestão do futebol local.

Esta advertência está contida numa carta enviada pela FIFA à Federação Sul-Africana de Futebol (SAFA) e ao ministério dos Desportos e Lazeres após uma reunião e o acordo das partes a 5 de abril corrente em Zurique, na Suíça.

O acordo envolve a criação de uma comissão de inquérito judicial independente na sequência das alegações de jogos amistosos falsificados entre a seleção nacional sul-africana e adversários da Europa Oriental nas vésperas do Mundial de 2010, organizado pela primeira vez em África.

Naquela ocasião, foi decidido que uma comissão de inquérito judicial independente será formada pelo Governo sul-africano para esclarecer as irregularidades relativas aos jogos amistosos que precederam a organização do Mundial de 2010.

A FIFA propôs igualmente a inclusão nesta estrutura de um dos membros da Comissão, Michael Garcia, presidente da Câmara de Instrução da Comissão de Ética da FIFA.

«Gostaríamos de sublinhar que qualquer outra questão não ligada a esta matéria deve ser gerida inteiramente pela SAFA, senão isto constituirá uma ingerência na gestão dos assuntos internos da SAFA por um terceiro e violará claramente os princípios dos artigos 13 e 17 dos estatutos da FIFA », pode ler-se na carta enviada a todas as partes envolvidas e assinada pelo secretário-geral da instância reitora do futebol mundial, Jerome Valcke.

-0- PANA CU/SEG/NFB/AAS/IBA/FK/TON 19abril2013