FIFA adia todos jogos internacionais previstos para junho
Dakar, Senegal (PANA) – Um grupo de trabalho criado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), para examinar os efeitos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) acaba de propor o adiamrnto de todos os jogos internacionais que deviam ser disputados, em junho de 2020.
Isso significa que as eliminatórias do Campeonato Africano das Nações (CAN) de futebol “Camarões de 2021" não serão disputadas como previsto, em junho.
Recorde-se que o secretário-geral interino da Confederação Africana de Futebol (CAF), o Marroquino Abdel Bah, anunciou, na semana passada, a possibilidade de fazer disputar jogos destas eliminatórias, em junho se a situação sanitária o permitir.
Face à preocupante propagação do novo coronavírus, que já fez mais de 73 mil mortos no Mundo e provocou a suspensão de quase todas as atividades desportivas, as ligadas ao futebol nomeadamente, a CAF adiou as terceira e quarta jornadas destas mesmas eliminatórias inicialmente previstas para finais de março último.
Alguns dias mais tarde, ela também desprogramou o Campeonato Africano das Nações (CHAN) de futebol de 2020, que devia iniciar-se sábado, 4 de abril, último nos Camarões.
Esta recomendação da FIFA deverá ter como outra consequência perturbar o programa das eliminatórias do Mundial previsto para 2022 no Qatar.
Mas, para o CAN de 2021, não existe um perigo, já que datas estão disponíveis durante as janelas internacionais de setembro, de outubro e de novembro próximos.
A CAF poderá fazer disputar as quatro jornadas que restam por ser disputadas para designar as equipas que participarão no próximo CAN que, está mantida em janeiro e fevereiro de 2021.
No que diz respeito ao Mundial, o Grupo de trabalho da FIFA recomendou a realização de “discussões bilaterais com as Confederações relativas a (estas) qualificações, a fim de finalizar um calendário revisado dos jogos, enquanto se aguarda pelos desenvolvimentos em matéria de saúde e de segurança”.
-0- PANA BKN/JSG/FK/IZ 06abril2020