Agência Panafricana de Notícias

FIFA aceita adiamento de eleições na Federação nigeriana

Lagos- Nigéria (PANA) -- A Federação Internacional de Futebol (FIFA), instância reitora do futebol mundial, aceitou o adiamento das eleições dos membros da mesa da Federação Nigeriana de Futebol (NFF) de sábado passado para a próxima quinta-feira, soube a PANA de fonte desportiva.
A FIFA preveniu, no entanto, que a NFFA incorre em sanções pesadas se este prazo não for respeitado.
Retomando as declarações feitas em Abuja, capital federal da Nigéria, pelo observador da FIFA, Primo Carvaro, o jornal "The Guardian" indicou domingo que as eleições devem ser realizadas a 26 de Agosto corrente.
Carvaro sublinhou que o desrespeito deste novo prazo poderá provocar sanções da FIFA que espera eleições livres e transparentes.
Ele pediu igualmente à Federação nigeriana uma reação à controversa posição do presidente da Primeira Divisão da Nigéria.
As eleições inicialmente previstas para sábado foram adiadas pela Assembleia Geral após a intervenção do ministro dos Desportos e presidente da Comissão dos Desportos Nacionais (NSC), Isa Bio.
Num comunicado assinado pelo presidente da Federação do Estado de Rivers, Chris Green, o congresso exprimiu os seus agradecimentos ao Governo por não se ter imiscuído na gestão do futebol no país.
Segundo algumas informações, as eleições foram adiadas na sequência das queixas formuladas por alguns candidatos.
Segun Odegbami, que coordenou estas queixas, tinha enviado duas petições ao presidente da FIFA, Sepp Blatter, para pedir a suspensão das eleições até após as eleições estatais.
Mas a Assembleia Geral rejeitou estas petições e adiou as eleições apenas por quatro dias.