Agência Panafricana de Notícias

FIDH e OGDH apelam Conakry-guineenses à moderação

Dakar- Senegal (PANA) -- A Federação Internacional das Ligas dos Direitos Humanos (FIDH) e a Organização Guineense de Defesa dos Direitos Humanos e do Cidadão (OGDH) instaram à moderação os dois candidatos à segunda volta das eleições presidenciais na Guiné-Conakry, prevista para 19 de Setembro corrente, indica um comunicado divulgado terça-feira em Dakar e entregue à PANA.
No comunicado, as das organizações pediram a Cellou Dalein Diallo e a Alpha Condé, bem como a todos os atores políticos conakry-guineenses, para garantir a realização duma eleição pacífica, livre, transparente e justa, no próximo domingo.
Elas condenaram as violências pré-eleitorais, que causaram três mortos e mais de 50 feridos no fim-de-semana passado na Guiné-Conakry.
As violências opuseram sábado último no subúrbio de Conakry os militantes dos partidos dos dois candidatos à segunda-volta das eleições presidenciais, a União das Forças Democráticas da Guiné (UFDG) de Cellou Dalein Diallo e a Coligação do Povo da Guiné (RPG) de Alpha Condé.