Agência Panafricana de Notícias

FIDH denuncia retenção de seu secretário-geral em Dakar

Dakar, Senegal (PANA) – A Federação Internacional das Ligas dos Direitos Humanos (FIDH) denunciou a retenção desde quinta-feira pelos serviços migratórios do seu secretário-geral, Paul Nsapu, no aeroporto Léopold Sédar Senghor de Dakar, indica um comunicado enviado sexta-feira à noite à PANA.

Segundo o comunicado, conjuntamente assinado pela FIDH, pelo Encontro Africano para a Defesa dos Direitos Humanos (RADDHO), pela Liga Senegalesa dos Direitos Humanos (LSDH), pela Organização Nacional dos Direitos Humanos (ONDH) e pela Organização Mundial contra a Tortura (OMCT), "a retenção do secretário geral da FIDH no aeroporto de Dakar é uma ilustração suplementar de que a democracia está em perigo no Senegal".

"Nsapu vinha apresentar no Senegal o último relatório do Observatório para a Proteção dos Defensores dos Direitos Humanos (OPDDH), programa conjunto da FIDH e da OMCT", precisa o comunicado, acrescentando que "esta retenção visa manifestamente impedir Paul Nsapu de participar na conferência de imprensa organizada sexta-feira em Dakar para a apresentação deste relatório".

O comunicado, citando a presidente da FIDH, Souhayr Belhassen, diz que "esta retenção é sintomática da deriva das autoridades senegalesas para a negação da justiça e do direito".

"Condenamos vigorosamente esta medida arbitrária e não fundada e denunciamos um atentado maior à liberdade de expressão", acrescenta.

A FIDH acusa, por outro lado, as Alfândegas senegalesas de rter desde 19 de outubro exemplares em francês do relatório da OPDDH.

Para o presidente de honra da FIDH, o Senegalês Sidiki Kaba, o Senegal não deve optar pela arbitrariedade.

Segundo ele, o Senegal "deve se conformar com o estrito cumprimento da Constituição e dos instrumentos regionais e internacionais dos direitos humanos que garantem as liberdades de expressão, de informação e de manifestação".

Finalmente, o secretário-geral da FIDH teria retomado o avião, sexta-feira à noite, para França.

-0- PANA SIL/JSG/CJB/TON 29out2011