Agência Panafricana de Notícias

FIDH boicota Tunísia para organizar próximo congresso noutro país

Paris, França (PANA) - A Federação Internacional para a Defesa dos Direitos Humanos (FIDH) decidiu transferir o próximo congresso, inicialmente previsto para março de 2013 em Túnis, a capital da Tunísia, para um outro país, soube a PANA em Paris.

O Escritório da FIDH considerou que a instabilidade do período transitório que se prolonga, a insegurança crescente e eventos violentos que se multiplicam na Tunísia não lhe permitem reunir todos os membros na sua universalidade.

O gabinete da FIDH afirma lamentar ter tomado esta decisão prometendo no entanto continuar a agir em colaboração com os seus membros para o respeito e a realização dos direitos humanos universais na Tunísia.

Foi em finais de outubro último que a FIDH anunciou a organização do seu próximo congresso trienal de 7 a 11 de março de 2013 em Túnis, no termo duma missão levada a cabo na capital tunisina onde ela se reuniu com as autoridades transitórias ao mais alto nível.

"A Tunísia é um laboratório, e esperamos que ela possa constituir um modelo para outros países da região", indicou então a organização internacional para a defesa dos direitos humanos.

O Congresso da FIDH deverá reunir 300 defensores dos direitos humanos provenientes do mundo inteiro.

-0- PANA BM/AAS/SOC/MAR/DD 16dez2012