Agência Panafricana de Notícias

FIDH apela à XVI cimeira da UA para denunciar violações de direitos humanos em África

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A XVI cimeira da União Africana (UA), que se realiza de 24 a 31 de janeiro em Addis Abeba, deve claramente condenar as violações dos direitos humanos no continente, afirmou quarta-feira a Federação Internacional das Ligas dos Direitos Humanos (FIDH).

"A UA deve apelar para a luta contra a impunidade dos autores de crimes mais graves e exigir dos Estados em causa a proteção das populações civis e dos defensores dos direitos humanos", afirma a Organização Não Governamental (ONG) de defesa dos direitos humanos num comunicado transmitido à PANA na capital etíope.

Para a FIDH, as graves violações dos direitos humanos e do direito internacional na República Democrática do Congo (RDC) e na Somália deverão ser firmemente condenadas pelos chefes de Estado e de Governo que participarão na XVI cimeira da organização pan-africana.

"Mesmo se a XVI cimeira deve discutir sobre os valores partilhados em África, respostas concretas são esperadas dela para situações de crises políticas e de conflitos no tocamte ao respeito pelos direitos humanos ", insiste a ONG sediada em Paris (França).

Mais de 40 chefes de Estado e de Governo são aguardados na capital etíope para discutir sobre grandes questões continentais, das quais a Somália, a Côte d'Ivoire, e a província ocidental sudanesa de Darfur.

A cimeira examinará, por outro lado, o espinhoso problema dos recursos financeiros da organização pan-africana confrontada com pagamentos em atraso das cotizações pelos países membros.

-0- PANA SEI /JSG/FK/DD 26jan2011