FIBA África torna-se Liga Áfricana de Basquetebol
Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) – A Afro-League Basketball, a competição que agrupa as equipas campeãs de cada país africano, tornou-se na Basket Africa League (Liga Africana de Basquetebol), soube a PANA de fonte desportiva em Abidjan.
A Federação Internacional de basquetebol (FIBA) África divulgou a lista dos 32 clubes africanos que participarão no torneio de qualificação para a Liga Africana de Basquetebol 2019.
O gigente do Basquetebol continental conta revolucionar assim este desporto em África.
A competição vai decorrer em duas fases, devendo as preliminares arrancar com 32 equipas de março a junho de 2020.
Estas equipas serão divididas em seis grupos para partidas durante as quais 16 equipas serão retidas.
Serão então criados grupos de oito equipas de que as três primeiras se vão juntar aos seis clubes campeões da Tunísia, da Nigéria, do Egito, de Angola, de Marrocos e do Senegal, isentos da volta preliminares.
As 12 equipas agrupadas em duas conferências jogarão cada uma cinco jogos, devendo as três melhores de cada conferência qualificarem-se para as fases play-offs.
As equipas do Super seis participarão num torneio num formato em que todas as equipas se encontrem para determinar as quatro primeiras entre elas que competirão no “Bail Final” em Kigali, no Rwanda, entre maio e junho de 2020.
Esta inovação de FIBA-África tem o apoio da NBA (Associação Nacional de Basquetebol, dos Estados Unidos) que conta dar a sua perícia e um compromisso financeiro a todo o ecossistema de basquetebol africano.
-0- PANA JU/TBM/MAR/DD 16outubro2019