FIBA reagenda jogos com Uganda de qualificação para Afrobasket’2021
Praia, Cabo Verde (PANA) – A FIBA calendarizou os jogos pendentes da seleção do Uganda, entre os quais a partida frente a Cabo Verde, para Grupo E de qualificação para o Afrobasket’2021, adiados em fevereiro por causa da vaga da covid-19 que afetou os basquetebolistas ugandeses, apurou a PANA, quarta-feira, de fonte desportivaa.
De acordo com informações avançadas no site oficial da FIBA, os jogos pendentes do Grupo E (Uganda x Egipto, Marrocos x Uganda e Cabo Verde x Uganda) serão disputados entre 15 de junho e 15 de julho de 2021, em um local a ser definido.
“A decisão foi tomada, em observância à aplicação do Protocolo covid-19 para as competições oficiais de seleções e clubes da FIBA e o conselho da sua Comissão Médica”, lê-se na comunicação.
Em fevereiro passado, a equipa ugandesa foi impedida de fazer qualquer partida referente à segunda fase do Torneio de Qualificação do Grupo E, realizada em Monastir (Tunísia), uma vez que foram diagnosticados cinco casos positivos da covid-19 na comitiva.
Cumprida parcialmente a quinta jornada, o Egipto lidera o Grupo E com 10 pontos, seguido de Cabo Verde (segundo) com seis, Marrocos (terceiro) também com seis e do Uganda com cinco, tendo a seleção ugandesa ainda dois jogos em atraso, referentes à quarta e quinta rondas.
De acordo com o regulamento, qualificam-se para a fase final do Afrobasket Rwanda’2021 os três primeiros classificados de cada grupo.
A selecção cabo-verdiana tem de forçosamente vencer o encontro que lhe falta disputar com o Uganda, para se poder classificar em terceiro lugar e deste modo poder ter acesso à fase final do Afrobasket 2021 no Rwanda.
Tunísia, RD Congo, República Centro-Africana (Grupo A), Senegal, Angola e Quénia (B), Cote d’Ivoire, Camarões e Guiné Conakry (C), Nigéria, Sudão do Sul e Mali (D) e Rwanda, na qualidade da seleção caseira, são as selecções que já garantiram a sua presença na fase final da prova máxima do basquetebol africano.
-0- PANA CS/IZ 03março2021