Agência Panafricana de Notícias

FFEM concede 2 milhões de euros a Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Fundo Francês para o Ambiente Mundial (FFEM) vai atribuir a Cabo Verde dois milhões de euros no quadro do Programa Regional de Gestão Sustentável de Terras (PRGDT), a ser implementado pelo Comité Interestatal de Luta contra a Seca no Sahel (CILSS), soube a PANA segunda-feira na Praia de fonte oficial.

Uma nota divulgada pelo CILSS, instituição que integra seis países sahelianos (Burkina Faso, Cabo Verde, Níger, Senegal, Mali e Mauritânia), informa que o PRGDT vai ser implementado com o apoio de três parceiros técnicos e financeiros - a União Europeia (UE), o Centro de Pesquisa Canadaino (IDRC) e o Fundo Global para o Ambiente (GEF).

Para além dos seis Estados membros do CILSS, o programa vai cobrir também mais três países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), nomeadamente o Benin, a Guiné e o Togo.

O objetivo geral do programa é criar condições políticas, estratégicas, técnicas e sociais para que os atores locais possam escolher, aplicar e gerir as ações para melhorar as suas receitas e reduzir a sua vulnerabilidade face às mudanças climáticas.

A doação do FFEM abrangerá o investimento para a recuperação de terras degradadas e a produção e gestão de conhecimentos e tecnologias, o reforço das capacidades sobre a gestão sustentável de terras e a adaptação às mudanças climáticas.

-0- PANA CS/TON 27Dez2010