Agência Panafricana de Notícias

FAO apoia com 155 mil euros vítimas de erupção vulcânica em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) disponibilizará mais de 17 milhões de escudos cabo-verdianos (cerca de 155 mil euros) para apoiar as pessoas afetadas pela erupção vulcânica na ilha cabo-verdiano do Fogo, apurou a PANA de fonte segura.

O anúncio foi feito pelo seu emissário da FAO, Carlos Muñoz, depois de ter visitado os centros de acolhimento para deslocados de Chã das Caldeiras, a zona da ilha mais afetada pelas lavas que já destruíram dois povoados locais e causaram prejuízos irreparáveis em termos de infraestruturas e terrenos agrícolas.

No final de uma visita à ilha do Fogo, Carlos Muñoz reconheceu o trabalho desenvolvido pelas autoridades cabo-verdianas que, na sua perspetiva, deram uma resposta “rápida e eficaz” para acudir os afetados pela erupção vulcânica iniciada a 23 de novembro último e que agora ameaça atingir localidades distantes da cratera do vulcão.

Em declarações a jornalistas, o emissário da FAO disse ter constatado “muito profissionalismo” não só ao nível da cidade da Praia, mas também da ilha do Fogo”, na forma como as autoridades têm vindo a organizar e distribuir ajudas para minimizar as carências enfrentadas pelos desalojados.

Carlos Muñoz garantiu que, nesta fase de emergência, a FAO vai intervir no sentido de apoiar as vítimas da erupção vulcânica com projetos voltados a atividades agrícolas e pecuárias.

Porém, a organização não descarta a possibilidade de poder vir a prestar apoios de médio e longo prazos para ajudar a criar condições que permiam aos desalojados de Chã das Caldeiras serem instalados em locais distantes do vulcão e onde possam desenvolver atividades que lhes garantam a subsistência.

-0- PANA CS/DD 11dez2014