Agência Panafricana de Notícias

FAO ajuda Benin a destruir mais de 250 mil litros de pesticida Endosulfan

Cotonou, Benin (PANA) – A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) vai ajudar o Benin a destruir 258 mil 642 litros de pesticida Ensosulfan, outrora utilizado para a cultura do algodão, mas proibido por esta instituição mundial devido aos seus efeitos nocivos sobre a saúde e o ambiente, soube-se quinta-feira em Cotonou de fontes oficiais.

O produto doravante proibido foi armazenado pela Empresa Nacional de Promoção Agrícola (SONAPRA) há cinco anos e deverá ser evacuado para a Suécia para destruição com o apoio financeiro do Japão e o apoio técnico da Companhia Polyéco contratada pela FAO para o efeito.

As garrafas deste agrotóxico serão embaladas em barris específicos selados e colocadas em contentores para embarque.

O Benin, indica-se, fez um pedido à FAO para o ajudar a eliminar estes estoques obsoletos, pois a sub-região porque a sub-região, deplora-se, ainda não dispõe de fornos específicos que possam atingir mil 200 graus célcos capazes de incinerar estas quantidades de Endosulfan.

Desde a campanha de 2008-2009, o Benin pôs termo à utilização desta substância considerada perigosa, apesar do seu efeito destruidor sobre insectos.

-0- PANA IT/IS/SOC/FK/DD 16maio2014