Agência Panafricana de Notícias

FAD aprova apoio de $ 50,7 milhões à Tanzânia contra covid-19

Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) - O Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD) aprovou um empréstimo de  50,7 milhões de dólares americanos à Tanzânia para financiar a sua resposta à pandemia da covid-19.

O empréstimo, disponibilizado pelo Fundo de Resposta à Covid-19, do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), apoiará o plano nacional de resposta à covid-19 do Governo da Tanzânia, no valor de 109 milhões de dólares americanos, com a colaboração de outros parceiros de desenvolvimento do país, de acordo com um comunicado emitido pelo BAD.

O plano visa reforçar a resiliência económica, reduzir ao mesmo tempo o impacto socioeconómico da pandemia covid-19, em particular nas empresas locais, famílias vulneráveis ​​e no sistema nacional de saúde”, indicou o documento.

 A pandemia aumentou a pressão sobre os sistemas de saneamento e proteção social da Tanzânia, prejudicou o crescimento do país,  estimado em mais de 6,2 por cento, a média dos últimos cinco anos, tornando-o um dos países com melhor desempenho na África Oriental.

O crescimento agora deve diminuir em relação às previsões de 6,2 por cento antes da covid-19, para se situar entre 3,6 por cento e 2,6 por cento.

Comentando a operação, Nnenna Nwabufo, diretora-geral em exercício do escritório regional do BAD para a África Oriental, disse que a mesma faz parte de um conjunto maior e mais completo de medidas de apoio aos países membros localizados na região, incluindo a Tanzânia.

“A evolução da covid-19 e a modificação das medidas de confinamento ficam dinâmicas e imprevisíveis; o impacto da crise a médio e longo prazos ainda não é totalmente compreendido. O Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento intensifica a  sua coordenação com Governos, bem como com outros parceiros de desenvolvimento para adaptar e reforçar o seu acompanhamento na resposta à pandemia", sublinhou Nwabufo.

-0- PANA AR/AKA/IS/MAR/DD 20outubro2020