Agência Panafricana de Notícias

Exposição itinerante contra "profanação" de África

Porto Novo- Benin (PANA) -- A esplanada do Palácio dos Congressos de Porto Novo, sede da Assembleia Nacional beninense, alberga actualmente uma exposição itinerante destinada a denunciar as diversas "profanações" de que é vítima o continente africano.
Iniciada quarta-feira à noite, esta exposição, que percorrerá até 27 de Fevereiro corrente várias localidades do Benin, nomeadamente, Lokossa e Cotonou no sul do país, Abomey no centro, e Parakou no nordeste, visa, segundo os seus promotores, "dar conta das tribulações de que é vítima o continente".
Para Ousmane Alédji, director de "Artistik-Benin", a estrutura promotora da exposição, "a lógica da opressão do outro e a cupidez transformam os poderes novos democráticos e golpistas em máquinas vorazes, opressoras, prontas para tudo, insaciáveis e implacáveis".
"África, mais uma vez, torna-se mártir sob os nossos olhares, como se fosse condenada a ser profanada e como se as suas crianças tivessem nascido para se tornar perseguidores uns dos outros", lamenta este empresário cultural beninense.