Agência Panafricana de Notícias

Exportações de petróleo suspensas há sete dias no porto líbio de Al-Zawaytina

Tripoli, Líbia (PANA) – A exportação de petróleo a partir do porto de Al-Zawaytin, no leste da Líbia, está suspensa há sete dias, na sequência do seu encerramento por pedintes de empregos, segundo uma testemunha.

Cerca de 10 pessoas entraram terça-feira última no porto para bloquear a exportação, algumas horas depois de os trabalhadores da empresa de Zawaytina de petróleo terem decidido suspender a sua decisão de greve provisoriamente para retomar a produção no campo que bomba o crude para o porto.

"A situação continua na mesma. As exportações estão bloqueadas", indicou a testemunha.

A empresa de Zawaytina de petróleo tem uma capacidade de bombagem estimada entre 60 e 70 mil barris por dia, enquanto o porto garante 20 porcento das exportações da Líbia do petróleo bruto.

Um dos manifestantes afirmou na semana passada que eles não deixarão o porto antes de as suas reivindicações serem satisfeitas, precisando no entanto que eles permitiram o trabalho de manutenção do porto embora tenham bloqueado as exportações.

Outros campos petrolíferos, dos quais o "campo de elefante", gerido por um projeto comum do Escritório Líbio do Petróleo e pela empresa italiana ENI, foram encerrados devido a distúrbios similares, indica-se.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/DD 23julho2013