Agência Panafricana de Notícias

Explosões no sudeste da Nigéria causam três mortos

Lagos- Nigéria (PANA) -- Três pessoas morreram e seis outras ficaram feridas na explosão de duas viaturas armadilhadas ocorrida segunda-feira na sede do Governo do Estado do Delta (sudeste) em Warri, noticiou terça-feira a imprensa local.
A explosão aconteceu exatamente onde deveria realizar-se uma conferência sobre a amnistia dos rebeldes da mesma região, de acordo com a mesma fonte.
Mas a Polícia divulgou um outro balanço que aponta para uma única pessoa morta nestes atentados, reivindicados pelo maior grupo armado desta província, o Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (MEND).
Segundo a imprensa, as três vítimas, transeuntes, ficararam calcinadas no incêndio provocado por estas detonações ocorridas com um intervalo de 15 minutos diante da sede do Governo local onde se deveria realizare a conferência organizada pelo Vanguard, um diário local.
Vários altos responsáveis, dos quais três governadores estaduais e o ministro dos Assuntos do Delta do Níger, presentes no local durante este sinistro ficaram também feridos.
A sessão foi brutalmente suspensa enquanto os participantes saíam ao correr num movimento de pânico.
Num email enviado antes do sucedido à imprensa, o MEND advertia os participantes de deixar o local porque ele tinha colocado lá três bombas "a fim para de pôr termo a estes festejos".
O MEND ameaçou igualmente lançar novos ataques contra infraestruturas petroleiras nesta província a fim de pôr termo ao período de paz relativa que prevalecia desde o fim do período de amnistia concedida aos rebeldes no ano passado.