Agência Panafricana de Notícias

Explosões abalam serviços líbios da Justiça em Benghazi

Tripoli, Líbia (PANA) - Pelo menos 13 pessoas foram feridas em duas explosões simultâneas que visaram domingo o bloco que alberga o palácio da Justiça na cidade de Benghazi, no leste da Líbia, indicaram testemunhas.

Para além dos feridos, as duas explosões ocorridas na hora da ruptura do jejum provocaram danos materiais consideráveis, acrescentaram as mesmas fontes.

O edifício afetado situa-se na Avenida Ahmed Rafik al-Mahdaoui, perto da Praça da Liberdade donde partiu a insurreição popular de fevereiro de 2011 que derrubou o regime de Muamar Kadafi.

Uma outra explosão abalou o edifício que alberga o gabinete do advogado-geral de Benghazi diante do Hospital de 7 de Outubro, situado na avenida Gamal Abdel Nasser.

O edifício incendiou-se depois provocando o medo e a cólera entre as populações, enquanto as forças de intervenção rápida cercavam o local.

A cidade de Benghazi tem sido, nos últimos dias, teatro de atos de violência dos quais os mais graves foram o assassinato, sexta-feira passada, de um defensor dos direitos humanos e dois oficiais das Forças Armadas e da Polícia, e a evasão de mil e 200 prisioneiros de uma das prisões da cidade, compostos essencialmente por detidos de direito comum e pessoas condenadas por ter apoiado o regime de Kadafi.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/IZ 29julho2013