Agência Panafricana de Notícias

Exército toma poder no Níger

Niamey- Níger (PANA) -- O autoproclamado Conselho Supremo para a Restauração da Democracia (CSRD), composto por oficiais superiores das Forças Armadas Nigerinas, tomou o poder quinta-feira em Niamey ao derrubar o regime do Presidente Mamadou Tandja, constatou a PANA no local.
O CSRD anunciou a suspensão da Constituição da sexta República e a supressão de todas as instituições dela resultantes.
Os militares decidiram igualmente encerrar as fronteiras terrestres e aéreas e instaurar um recolher obrigatório das 18 horas às seis horas da manhã a partir de quinta-feira.
O porta-voz da Junta militar, o coronel Abdoulkarim Goukoye, afirmou o engajamento do CSRD aos tratados e às convenções subscritas anteriormente pelo Estado do Níger.
"Instamos a população a guardar a calma e a permanecer unida em redor dos ideais que animam o CSRD e que poderão fazer do Níger um exemplo de democracia e de boa governação, como os outros Estados imbuídos de paz e estabilidade", indicou.
Ele exortou a opinião nacional e internacional a apoiar o CSRD na sua acção patriótica "para salvar o Níger e a sua população da pobreza, da mentira e da corrupção".
Este golpe de Estado intervém na sequência da crise política instaurada no Níger depois do referendo constitucional organizado a 4 de Agosto de 2009 pelo Presidente Mamadou Tandja para adoptar uma nova Constituição, a da sexta República, que lhe permitiu manter-se no poder depois do fim do seu segundo mandato.