Agência Panafricana de Notícias

Exército sudanês repele ataques de rebeldes

Cartum, Sudão (PANA) - As Forças Armadas do Sudão (SAF) anunciaram que as suas tropas repeliram dois ataques simultâneos contra duas posições em Kordofan Sul, a cerca de 700 quilómetros a oeste da capital, Cartum, perpetrados pelo Movimento Popular de Libertação do Sudão-Norte (SPLM-N).

O comandante da 14ª Divisão do Exército em Kadugli, capital da região, o general Abdul Hadi Abdullah, citado pelo canal de televisão satélite Ashorooq, disse que as suas forças conseguiram repelir os dois ataques levados na segunda-feira pelo SPLM-N contra as cidades de Kadugli e Belinga, na região de Kordofan Sul, uma região do centro do Sudão devastada pela guerra civil desde 2012.

O general Abdullah afirmou que as suas tropas tinham infligido "pesadas perdas humanas e materiais" aos assaltantes, que eles expulsaram e continuam a perseguir.

Negociações de paz entre o Governo central e os rebeldes na capital etíope culminaram, no início da semana, num acordo sobre esta região e a do Nilo Azul, próximo da fronteira com a Etiópia.

-0- PANA MO/VAO/NFB/DIM/TON 09dezembro2014