Agência Panafricana de Notícias

Exército reintegra 3000 desertores da frente contra seita Boko Haram

Abuja, Nigéria (PANA) – O Exército nigeriano anunciou a reintegração de três mil e 32 dos cinco mil soldados expulsos por diversas infrações, incluindo pela deserção da luta em curso contra o grupo terrorista Boko Haram.

Esta decisão segue-se a um exame dos casos por uma comissão criada pelo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, o tenente-general Tukur Buratai, declarou aos jornalistas o porta-voz do Exército, coronel Sani Usman.

« Os casos examinados eram apenas disciplinares devido ao facto de que nenhum caso penal foi considerado. O exame está em curso mas o maior trabalho já foi feito », declarou.

O porta-voz do Exército indicou que os soldados reintegrados estão a ser formados de novo num quartel no norte da cidade de Níger. 

Muitos soldados nigerianos desertaram da frente contra os insurretos da seita Boko Haram, depois de se queixarem de estar mal armados e equipados para lutar contra os terroristas que, a um estádio, pareciam suplantar o Exército.

No entanto, um Exército nigeriano rejuvenescido relançou agora a batalha contra os insurretos, expulsando-os das localidades que ocupavam até agora e pondo-os em fuga.

O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, um general aposentado, que asdumiu as suas funções a 29 de março de 2015, deu aos militares três meses para pôr termo à insurreição.

-0- PANA SEG/MTA/BEH/SOC/FK/IZ 06 set 2015