Agência Panafricana de Notícias

Exército regular líbio promete submeter-se ao poder civil eleito pelo povo

Tripoli, Líbia (PANA) - O Exército Nacional líbio vai submeter-se exclusivamente a uma instituição pública civil eleita pelo povo na Líbia, declarou terça-feira, em Benghazi (nordeste), o porta-voz militar líbio, major-coronel Ahmead al-Mesmari.

Reagindo à perspetiva das eleições na Líbia, em nome do Comando Geral das Forças Armadas líbias, o major-coronel saudou a realização do escrutínio, sublinhando que a sua instituição poderá garantir a segurança destas até à entrega das urnas”.

"Congratulamo-nos com a organização das eleições. Devemos dar a palavra ao povo líbio para exercer livremente o seu direito eleitoral. O Parlamento deve cessar tudo e promulgar de imediato a lei eleitoral", regozijou-se durante uma conferência de imprensa.

Acrescentou que «quem não se inscreveu nos cadernos eleitorais é um cidadão marginalizado e deve adotar-se agora uma lei eleitoral e apresentá-la ao povo líbio”, disse.

O major-coronel Ahmed al-Mesmari afirmou que o Comando Geral « não propôs um candidato porque a lei eleitoral ainda não foi adotada para permitir a este último responder aos critérios de candidatura.

A 17 de dezembro último, o marechal Khalifa Haftar declarou o fim da validade do Acordo Político (assinado na mesma data em 2015 em Shikrat (Marrocos) e das instituições dele decorrentes, nomeadamente o Governo de União Nacional, o Alto Conselho de Estado e o Parlamento.

Advogou a organização de eleições gerais para se dotar o país de novos representantes eleitos pelo povo.

-0- PANA BY/BEH/SOC/FK/DD 28dez2017