Agência Panafricana de Notícias

Exército recupera bens roubados por militares amotinados no Burkina Faso

Bobo-Dioulasso, Burkina Faso (PANA) - O comandante Léon Traoré da região militar de Bobo-Dioulasso, segunda cidade do Burkina Faso, declarou terça-feira que a operação de recuperação dos bens roubados pelos soldados amotinados será levada a cabo em todos os quartéis do país onde houve revoltas.

O coronel Léon Traoré fez esta declaração durante uma sessão extraordinária do Conselho Municipal de Bobo-Dioulasso, na qual participaram responsáveis da segunda região militar e da Gendarmaria, consagrada ao balanço dos danos ocorridos na cidade durante a revolta dos militares de 31 de maio a 3 de junho de 2011.

Segundo o coronel Traoré, esta operação começou terça-feira no quartel Sangoulé Lamizana de Ouagadougou, que foi cercado pelos militares para permitir a identificação dos elementos amotinados antes de proceder à recuperação dos bens pilhados.

A perseguição dos amotinados nos outros quartéis do país foi saudada pelos conselheiros municipais que pensam que esta operação permitirá reduzir as frustrações dos militares da cidade de Bobo-Dioulasso que já falavam da justiça de dois pesos duas medidas.

O coronel Léon Traoré anunciou, além disso, que os 103 amotinados detidos na sequência da operação de segurança da cidade de Bobo-Dioulasso serão julgados pela justiça militar.

-0- PANA IS/TBM/SOC/MAR/TON 15junho2011