Agência Panafricana de Notícias

Exército nigeriano tranquiliza África do Sul após ameaça do MEND de atacar seus interesses

Lagos, Nigéria (PANA) – O Exército nigeriano declarou segunda-feira estar pronto para proteger todas as infraestruturas na província petrolífera do Delta do Níger após ameaças do Movimento para a Emancipação do Povo do Delta do Níger (MEND) de atacar os interesses sul-africanos na Nigéria, em particular as instalações da empresa de telecomunicações MTN.

Esta garantida foi dada pelo porta-voz da Força Operacional Conjunta (JTF) desdobrada no Delta do Níger, no sudeste da Nigéria, tenente-coronel, Nwachukwu Onyemna,

O MEND indicou num comunicado divulgado no último fim de semana que iria atacar os interesses sul-africanos na Nigéria na sequência da detenção prolongada pelas autoridades sul-africanas do seu líder, Henry Okah.

Okah está a ser julgado na África do Sul pelo atentado de 1 de outubro de 2010 cometido em Abuja, a capital da Nigéria, durante o 50º aniversário da independência do país e cujo balanço eleva-se para 12 mortos.

O tenente-coronel Onyema declarou que graças ao êxito do programa de amnistia de 2009, o MEND cessou de existir com a adesão dos seus responsáveis ao perdão oferecido pelas autoridades governamentais

-0- PANA SEG/ASA/TBM/FK/IZ 16abril2012