Agência Panafricana de Notícias

Exército nigeriano toma medidas contra soldados raptores de pai de futebolista

Abuja, Nigéria (PANA) – Escandalizado pelo rapto do pai da estrela de futebol John Mikel Obi por soldados, o Exército nigeriano jurou terça-feira tomar medidas disciplinares contra os implicados direta ou indiretamente neste caso.

A reação segue-se à detenção segunda-feira última à noite de dois soldados do Exército nigeriano, dos quais um sargento e um cabo, implicados neste rapto, declarou o porta-voz do Exército, o general Raphael Isa, que indicou que os suspeitos mancharam a sua imagem.

Eles estavam aparentemente em serviço numa força operacional conjunta desdobrada na cidade atormentada de Jos, no norte do país, para a proteger.

« Levamos este assunto a sério, sobretudo por implicar as forças operacionais especiais enviadas a Jos. O Exército vai punir severamente qualquer soldado que se apartar da ética da profissão ao praticar atividades criminosas como os raptos, o roubo e outros crimes similares", revelou o general Isa.

« Com base em informações recebidas do Comando da Polícia do Estado de Kano (Norte), entre outras fontes, os dois réus supracitados foram detidos ontem (segunda-feira) por motivos de inquérito. Eles são, por enquanto, simples suspeitos, mas a Polícia Militar recebeu a ordem de efetuar inquéritos », acrescentou.

O pai de Mikel Obi, Michael, foi libertado são e salvo das garras dos seus raptadores segunda-feira em Jos após 10 dias de sequestro.

Alguns relatos indicam que os raptadores exigiam um resgate de 20 milhões de nairas (cerca de 125 mil dólares americanos), o que a família de Obi rejeitou.

A Polícia declarou ter capturado cinco homens fardados durante uma busca num esconderijo no Estado de Kano, situado no norte do país, e resgataram Michael, que geria uma empresa de transporte em Jos antes do seu rapto.

Os raptos a que se seguem pedidos de resgate tornaram-se constantes na Nigéria, mas são raramente atribuídos a soldados.

-0- PANA MON/SEG/ASA/TBM/SOC/MAR/DD 24agosto2011