Agência Panafricana de Notícias

Exército nigeriano nega morte de 30 civis

Lagos, Nigéria (PANA) – O Exército nigeriano negou a informação segundo a qual os seus soldados mataram 30 cívis e queimarem 50 casas e lojas na sequência da morte, segunda-feira, dum oficial militar em Maiduguri, no norte da Nigéria.

O porta-voz da Força Especial Conjunta (JTF), que combate os rebeldes islamitas no norte do país, o tenente-coronel Sagir Musa, declarou num comunicado transmitido à PANA em Lagos nesta quarta-feira que esta informação era baseada em rumores.

O tenente- coronel Musa afirmou que três membros da JTF e um civil foram mortos quando uma patrulha da força especial foi atacada com explosivo improvisado nesta cidade.

"Não houve nenhum incidente implicando o massacre de 30 civis, nem incêndio criminal e assédio das populações por tropas do JTF em Borno» declarou.

Reconhecendo que casas e lojas foram queimadas, o porta-voz explicou como tudo aconteceu. «O engenho explosivo improvisado utilizado pelos terroristas continha ácido e outras substâncias altamente inflamáveis provocando uma explosão e calor, bem como chamas que queimaram casas e lojas nas proximidades», sublinhou.

-0- PANA SEG/FJG/DIM/TON 10 utubro 2012