Agência Panafricana de Notícias

Exército nigeriano mata comandante de Boko Haram

Lagos, Nigéria (PANA) - A Força Operacional Interexércitos (JTF), que luta contra a seita islamita Boko Haram no norte da Nigéria, afirma ter morto um comandante notório da seita, Mohammed Chad.

O porta-voz da JTF, o tenente-coronel Sagir Musa, indicou sábado que Chad foi morto sexta-feira durante uma operação miltiar em Maiduguri, a capital do Estado de Borno.

"Uma operação especial intitulada Restabelecer a Ordem foi levada a cabo na zona de Ruwan Zafi, situada na cidade de Maiduguri, pelas tropas da JTF e pelos agentes do Departamento de Segurança de Estado por volta das três horas de sexta-feira, 26 de abril de 2013", afirmou.

"A operação conduziu à morte (durante uma troca de tiro) dum célebre terrorista de Boko Haram - Mohamed Chad- nativo de Marte, no Estado de Borno, que figura na lista das pessoas procuradas pela JTF", declarou o porta-voz.

Chad é acusado de ter provocado a morte de três alunos e de quatro professores numa escola pública em maio e de implicação na planificação e na execução de ataques terroristas no interior e no exterior do Estado.

-0- PANA SEG/AKA/AAS/MAR/TON 27abril2013